QUARTA, 15/06/2022, 18:00

Instituto de Criminalística de Londrina conclui que incêndio em supermercado de Ibiporã teve causa humana acidental; investigação deve ser arquivada

Perícia concluída pelo órgão aponta que chamas tiveram início durante trabalho de impermeabilização do teto do estabelecimento. Incêndio matou profissional que fazia o serviço e deixou outras seis pessoas feridas.

A perícia do incêndio responsável por destruir um supermercado no centro de Ibiporã, em 21 de março deste ano, foi concluída pelo Instituto de Criminalística de Londrina nesta quarta-feira (15). No laudo pericial de 18 páginas, o órgão detalha o que aconteceu e as possíveis causas do incêndio. Foi possível concluir, de acordo com o relatório, que as chamas realmente tiveram início durante o trabalho de impermeabilização do teto do estabelecimento. Essa era a principal suspeita da investigação, que, agora, com a conclusão da perícia, se confirmou.

O profissional responsável pelo serviço, Anderson Rodrigues dos Santos, de 43 anos, morreu após ficar preso no forro do supermercado. Segundo a perícia, houve o vazamento de gás de cozinha no espaço no momento em que ele usava um maçarico para tentar amolecer uma manta asfáltica que iria ser usada na impermeabilização. Por conta da baixa ventilação, o gás se acumulou no espaço e as chamas saíram do controle quando o trabalhador voltou a usar o maçarico.

Ou seja, por conta de uma "ação humana acidental", segundo a perícia, as chamas atingiram o teto e se espalharam rapidamente pelo supermercado, que ficou completamente destruído. Em menos de um minuto, de acordo com o laudo, todo o estabelecimento foi tomado pelo fogo e uma fumaça densa.

Além da vítima fatal, a tragédia deixou outras seis pessoas feridas. O proprietário do espaço sofreu queimaduras graves e passou quase um mês internado na ala de queimados do Hospital Universitário de Londrina se recuperando dos ferimentos.

O delegado de Ibiporã, Victor Dutra, ressaltou a importância da conclusão da perícia, destacando que a análise era necessária para que as investigações fossem finalizadas. Ele adiantou que deve pedir o arquivamento do caso.

Por Guilherme Batista

Comentários