TERCA, 16/04/2019, 19:56

Instituto de Pesos e Medidas fiscaliza produtos de Páscoa e emite três autos de infração em Londrina

O órgão verifica se o peso apontado na embalagem condiz com o conteúdo de itens como ovos de chocolate, unidades de colomba pascal e pescados de diversas marcas.

O Instituto de Pesos e Medidas – Ipem de Londrina fiscalizou entre os dias 11 de março e 16 de abril produtos sazonais de Páscoa.

Ovos de chocolate, unidades de colomba pascal e pescados de diversas marcas foram retirados de supermercados para análise em laboratório. Lá é verificado se o peso apontado na embalagem condiz com o conteúdo. No total foram feitas análises em 5.911 mercadorias.

De acordo com dados do IPEM Londrina, foram emitidos no total três autos de infrações em atum, bacalhau e colomba pascal. Os fornecedores têm 10 dias para apresentarem defesa, mas já foram notificados a retirarem as mercadorias das prateleiras.

Foram vistoriados 21 supermercados no total em Londrina.

Nossa reportagem não conseguiu entrevista com representantes do IPEM até fechamento desta edição, as informações oficiais foram repassadas por uma diretoria do órgão. Mas o gerente regional do Ipem, Marcelo Trautwein, já havia alertado em entrevista a CBN, no início da operação que as multas variam de R$ 100 a R$ 1 milhão. 

A orientação é, que os consumidores observem os pescados, muitas vezes são congelados com água superior ao que determina o Inmetro, o máximo deve ser 1% do total do peso da mercadoria. Já nos ovos de chocolate os brinquedos também pesam e é preciso ficar atento ao que diz a embalagem sobre o peso do chocolate.

A prova final pode ser feita pelo próprio consumidor em uma balança da loja ou mercado. O peso deve ser sempre superior ao da embalagem, caso não seja maior há indícios de irregularidades.  

A população pode ajudar na fiscalização caso suspeitem de irregularidades na ouvidoria do órgão no  0800 645 0102.

Comentários