QUARTA, 28/03/2018, 14:30

Instituto de Pesos e Medidas proíbe venda de sete produtos de Páscoa de supermercados e em lojas de Londrina e região

O órgão constatou irregularidade no peso de chocolates e pescados. 

O Instituto de Pesos e Medidas – Ipem de Londrina recolheu de gôndolas de supermercados produtos sazonais de Páscoa no final de janeiro desse ano.

Os produtos retirados para amostra já constatavam como produtos suspeitos de estarem com peso inferior ao apresentado nas embalagens. Os produtos são ovos de chocolate, unidades de colomba pascal e pescados de diversas marcas.

Antes de aferição no laboratório do Ipem, representantes de empresas são convidados a assistir a pesagem dos produtos.

De acordo com o gerente regional do Ipem, Marcelo Trautwein, foram mais de 50 produtos aferidos em exames laboratoriais pelo órgão, desses foram registrados sete produtos com irregularidades, cinco em chocolates e dois em pescados.

As empresas foram autuadas, e os produtos irregulares foram retirados de todas as lojas e supermercados de Londrina e região.

As multas para as empresas variam de R$ 100 a R$ 1,5 milhão. O Ipem ainda não divulgou o valor exato de quanto cada empresa deverá pagar de multas.

Mesmo após a fiscalização o órgão orienta que, os consumidores observem os pescados, muitas vezes são congelados com água superior ao que determina o Inmetro, o máximo deve ser 1% do total do peso da mercadoria. Já nos ovos de chocolate os brinquedos também pesam e é preciso ficar atento ao que diz a embalagem sobre o peso do chocolate.

A prova final pode ser feita pelo próprio consumidor em uma balança da loja ou mercado. O peso deve ser sempre superior ao da embalagem, caso não seja maior há indícios de irregularidades. 

A população pode ajudar na fiscalização ligando para o órgão, caso suspeitem de irregularidades, pelo telefone  0800 645 0102.

Comentários