SEGUNDA, 26/04/2021, 07:05

Inverno se aproxima e temperaturas despencam durante a madrugada

Além da grande amplitude térmica, meteorologista diz que pouca chuva de abril, menos de 1 mm até agora, deve continuar em maio.

Uma estação de transição, que no primeiro mês ainda carrega algumas características do verão, mas, que com o passar das semanas e a chegada das massas de ar polar, começa a se parecer mais ao inverno. Justamente o que ocorre agora em abril.

Está sendo um outono que, de forma geral, segue igual ao de outros anos, com grandes amplitudes térmicas, temperaturas despencando nas madrugadas e máximas durante as tardes beirando os 30º.

Na sexta-feira passada, por exemplo, a mínima aqui na cidade foi de apenas 11º. Até subiu um pouco no fim de semana e chegou a 16º, mas deve voltar a cair nos próximos dias e voltar aos mesmos 11º.

Além disso, os dias de céu claro e sol continuam e teremos cada vez menos chuva, até agora foram apenas 0,6mm em abril.

E quando ela vier serão apenas pancadas isoladas, explica a meteorologista Ângela Costa do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná, o IDR.

Para maio, que tem média histórica de 117 mm, a meteorologista diz que deve chover já no início do mês, mas em pouca quantidade, ainda por conta da influência do fenômeno La Niña, explica Ângela Costa.

O outono aqui do hemisfério Sul acaba no dia 21 de junho.

Por Marcos Garrido

Comentários