QUARTA, 20/07/2022, 15:07

Investigação de denúncia de negligência por morte de mulher na UPA do jardim do Sol, em Londrina, deve ser finalizada na semana que vem

Familiares da paciente afirmam que ela só faleceu porque não foi atendida de forma correta pelas equipes da unidade. Com quadro de infarto, mulher morreu após esperar cinco horas por transferência para um hospital.

A Secretaria Municipal de Saúde continua investigando a denúncia apresentada por familiares de uma mulher que morreu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do jardim do Sol, na zona oeste de Londrina, no último dia 30. Os parentes de Maria Helena Medina, de 55 anos, acusam a equipe médica da UPA de negligência. Eles afirmam que a paciente deu entrada na unidade de madrugada e faleceu após esperar cinco horas por transferência para um hospital. A mulher apresentava um quadro de infarto, o que foi confirmado pelos exames feitos no local.

Segundo a própria Secretaria Municipal de Saúde, as equipes chegaram a pedir pela transferência dela por volta das 8h, após a realização dos exames, mas a paciente sofreu uma parada cardiorrespiratória e morreu antes disso. Em nota divulgada na época do caso, o município lamentou o ocorrido e negou que houve negligência, garantindo que todos os procedimentos cabíveis foram tomados.

Em entrevista coletiva nesta quarta-feira (20), o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, confirmou que a investigação do caso continua, e que a conclusão do processo de apuração deve sair até a semana que vem. Ele destacou que, dependendo do que for apontado pelo procedimento interno, a situação pode ser encaminhada à Corregedoria-Geral do município.

Comentários