TERCA, 08/04/2025, 16:51

Ippul estuda a volta do petit-pavé no Calçadão de Londrina

O projeto de restauração do trecho conta também com a implantação de banheiros autolimpantes na cidade

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul) pretende concluir, até o dia 26 de abril, os estudos para o projeto de restauração do trecho 5 do Calçadão de Londrina. Localizada entre a Avenida Rio de Janeiro e a Rua Minas Gerais, no Centro Histórico, a área compõe a parte envoltória do tombamento do Cine Teatro Ouro Verde.

O presidente do Ippul, Cláudio Bravim, destacou que o projeto visa restaurar as condições originais do trecho 5 que, por ser parte envoltória ao bem tombado, não sofreu alterações em seu piso de petit-pavé durante as reformas executadas em 2011.

De acordo com Bravim, após a finalização dessa etapa do projeto, o município vai contratar os projetos complementares que detalham a parte elétrica e de iluminação e a estrutura de galerias pluviais, entre outros itens.

Outro projeto em estudo envolve a colocação de banheiros autolimpantes no Calçadão e no aterro do Lago Igapó.

Ainda segundo o presidente do Ippul, a atual administração pretende restaurar também os outros quatro trechos do Calçadão, por ocasião do aniversário de 50 anos desse ponto histórico, em 2027.

Os trabalhos seguem com apoio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural (Compac). A iniciativa também conta com a participação de um grupo de arquitetos especialistas no restauro de edifícios e pontos históricos, coordenados pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina.

Por João Gabriel Rodrigues

Comentários