SáBADO, 02/01/2021, 08:32

Jairo Tamura é eleito presidente da Câmara de Vereadores de Londrina

Disputa pela Mesa Diretora teve chapa única que conta com três reeleitos e duas novatas.

A Câmara de Vereadores de Londrina tem novo presidente. Jairo Tamura, do Partido Liberal, foi eleito sem grandes dificuldades em uma chapa única, formada em cerca de duas horas de discussão após o fim da cerimônia de posse.

Tamura está em seu terceiro mandato como vereador e já ocupou interinamente a presidência do Legislativo em 2009. Na última eleição foi o sexto mais votado, com 3.078 votos.

Compõem também a Mesa Diretora para os próximos dois anos Daniele Ziober, como vice-presidente, e Ailton Nantes, Sônia Gimenez e Mara Boca Aberta como secretários.

Foram 14 votos favoráveis à chapa, e cinco abstenções: Beto Cambará, Deivid Wisley, Eduardo Tominaga, Giovani Matos e Santão.

Jairo Tamura agredeceu os votos e reforçou o perfil heterogêneo da Mesa Diretora, composta por três mulheres e duas novatas no Legislativo. Ele prometeu diálogo e abertura na condução do cargo.

A sessão solene de posse dos 19 parlamentares começou pouco depois das seis horas da tarde. Pela primeira vez na história, realizada de forma virtual, por videoconferência. Em plenário, apenas o mestre de cerimônias Jefferson Inácio, servidor da Câmara, que conduziu os trabalhos ao lado da vereadora Sônia Gimenez, indicada para presidir a sessão por ser a mais velha entre os eleitos.

Grande parte dos vereadores optou por participar da sessão já ocupando seus gabinetes. Por questão de prevenção ao Coronavírus, foi autorizado que o parlamentar entrasse com apenas um acompanhante.
A sessão foi iniciada com a execução do Hino Nacional e logo na sequência precisou ser interrompida por uma notificação de um oficial de justiça a respeito de uma ação impetrada pelo ex-vereador Roberto Fu tentando impedir a posse de Marinho, do MDB. O PDT conseguiu reverter a cassação de candidatura de Zezinho Fisioterapeuta e somou pouco mais de mil votos, superando o MDB na contagem geral e portanto conquistando o direito a uma vaga pelo quociente eleitoral.

No entanto, o juiz de plantão Leonardo Delfino Cesar negou a liminar. Com isso, Roberto Fu terá que aguardar até o dia 13, quando a justiça eleitoral fará a recontagem dos votos que pode modificar a lista dos eleitos.

Na sequência da sessão, cada vereador fez o juramento de posse para iniciar o mandato.
O prefeito reeleito Marcelo Belinati e o vice, João Mendonça, também fizeram o juramento e iniciaram a rodada de discursos. Belinati fez um resgate histórico da construção da cidade, e garantiu que o desenvolvimento econômico de Londrina será o foco de seu segundo mandato. Ele também reforçou o compromisso de adquirir vacinas contra a Covid-19 caso o governo federal não o faça.

Os 19 vereadores fizeram o uso da palavra com discursos muito parecidos, agradecendo familiares e eleitores e já adiantando as bandeiras que irão defender nos próximos quatro anos.

Encerrada a sessão de posse, os vereadores só voltam ao trabalho em 1o de fevereiro, quando começam as sessões ordinárias da 18a Legislatura.

Comentários