QUARTA, 12/04/2017, 19:22

Jogo virtual desenvolvido na UEL conquista prêmio internacional

O game faz parte de uma terapia para crianças com diabetes e deve estar disponível para ser baixado em celulares e tablets até o fim do ano.

Idealizado e desenvolvido por professores e servidores da Universidade Estadual de Londrina, o Gamelitto, um jogo virtual para crianças com diabetes, conquistou o primeiro lugar na categoria Doenças Crônicas, em uma premiação para jogos aplicados à área da saúde, da Universidade de Utah, nos Estados Unidos. A professora Rosane Martins, responsável pelo design do projeto, destaca que o Gamelitto ainda faturou mais dois prêmios: primeiro lugar como melhor vídeo de divulgação e como projeto mais votado pelo público nas redes sociais.

Segundo a professora, o prêmio de US$ 7 mil vai ser reinvestido no projeto do Game. Ao todo, 86 Universidades de diversos países participaram da competição.

O jogo é para crianças de 6 a 12 anos e tem como personagem principal um bichinho virtual, o Gamelitto, que é de outro planeta e vem pedir ajuda às crianças da Terra para tentar descobrir qual seu problema de saúde. E assim começa a interação.  A professora explica que o jogo reproduz várias situações diárias da vida da criança de uma forma lúdica.

O Gamelito faz parte da pesquisa desenvolvida pela professora Vânia Vargas, uma das responsáveis pelo projeto, no programa de Doutorado do Instituto de Psicologia Clínica da USP. De início, o jogo era de tabuleiro, mas acabou migrando para o mundo digital. O game agora está em fase de testes e  depois passará pela avaliação de uma equipe da área da saúde e, por fim, pela análise das crianças. Só após todas essas avaliações ele estará pronto para ser utilizado.

O jogo, as aventuras de Gamelitto, deve estar disponível para ser baixado em smartphones e tablets até o fim do ano.

Comentários