Junho Vermelho, campanha de incentivo à doação de sangue, começa oficialmente em Londrina
O Hemocentro do HU recebe, em média, 1.350 doações por mês mas o número não atende toda a demanda
A campanha de incentivo à doação de sangue, Junho Vermelho, foi lançada oficialmente nesta segunda-feira (03) no Hemocentro de Londrina, em cerimônia aberta a comunidade. O tema deste ano é “Cada gota importa”.
O Hemocentro do Hospital Universitário atende 25 hospitais do SUS – Sistema Único de Saúde que integram a 17ª Regional de Saúde, entre eles o Hospital do Câncer e o HU. Desde o ano passado, o Hospital Evangélico passou a receber sangue do Hemocentro.
Em Londrina, o Junho Vermelho foi instituído por uma lei municipal em 2017. O mês foi escolhido porque em 14 de junho é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue.
Durante a campanha haverá diversas atividades de conscientização da importância da doação. De acordo com o coordenador do Hemocentro do HU, Fausto Trigo, neste mês de celebração o número de doadores aumenta e a expectativa é que esse crescimento se mantenha no resto do ano.
Em 2023, 13.500 bolsas de sangue foram coletadas no Hemocentro do HU, mas este número não atende toda a demanda. Segundo o coordenador, também é preciso aumentar o número de doações de plaquetas. O doador, em uma única doação, fornece o equivalente a 14 plaquetas.
Qualquer pessoa acima de 18 anos, com mais de 50 quilos, em boas condições de saúde pode ser doador de sangue. Grávidas e lactantes não podem doar. A equipe do Hemocentro reforça que é possível doar sangue mais de uma vez ao ano e este sangue doado não faz falta para o doador.
O Hemocentro Regional fica na Rua Cláudio Donisete Cavalieri, 156 e funciona de segunda a sexta das 8h às 18h30 e aos sábados das 8h às 17h30. Para doar no sábado, é necessário realizar agendamento no site www.saude.pr.gov.br/doacao. Mais informações pelo Whatsapp (43) 99115-3927 ou pelos telefones (43) 3371-2218 / 3371-2356.