SEXTA, 21/08/2020, 14:47

Justiça atende pedido do Ministério Público e determina que Governo do Estado encaminhe informações técnicas que embasaram fim da quarentena

Em nota, Secretaria Estadual de Saúde informou apenas que vai fornecer todos os dados solicitados em tempo hábil.

Na decisão, a juíza substituta da 1ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba, Rafaela Mari Turra aceitou pedido do Ministério Público e determinou que o Governo do Estado responda, no prazo de 15 dias, os questionamentos da instituição sobre os dados técnicos que motivaram a não prorrogação do Decreto Estadual da chamada quarentena.

A juíza afirma na liminar que o Ministério Público pode requisitar de qualquer órgão público as informações que julgar necessárias, destacou que o Governo do Estado recebeu os questionamentos do MP e apontou demora do Executivo em responder os questionamentos dos promotores.

No pedido à Justiça, as promotorias de Justiça de Proteção à Saúde Pública de quatro macrorregiões do estado, entre elas Londrina, alegou que apesar de ofício enviado ao secretário Estadual de Saúde e da reiteração do pedido de informações, após a não prorrogação do Decreto da quarentena em julho, a Sesa não encaminhou os dados e parâmetros técnicos que motivaram a decisão.

O Ministério Público alegou ainda no pedido à justiça que a negativa em repassar os dados representaria uma afronta aos princípios constitucionais de publicidade, eficiência e motivação.  

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde informou que vai “através de suas áreas técnicas, fornecer todas as informações requisitadas pelo juízo em tempo hábil.”

REPÓRTER MARCOS GARRIDO

Comentários