SEGUNDA, 08/05/2017, 18:49

Justiça autoriza Recuperação Judicial da Seara Indústria e Comércio de produtos Agropecuários de Sertanópolis

Ao menos 120 trabalhadores aguardam acordos e recisões contratuais.

Na última sexta-feira a Seara de Sertanópolis conseguiu na Justiça a recuperação Judicial. Nossa reportagem havia feito entrevista no mês passado com o advogado João Tavares, que representa a empresa, onde foram apresentados os motivos do pedido e como seriam os procedimentos legais para o pedido de Recuperação Judicial.  Todo o trâmite foi seguido.

Alguns números haviam sido passados pelo advogado à nossa reportagem, entre eles, o valor de R$ 2,1 bilhões de dívidas e a segurança de que pelo menos, por enquanto, não haveria necessidade de demitir funcionários, em média 600 hoje.

Além disso outros mais de 100 ex-funcionários aguardam os pagamentos de contratos interrompidos e direitos trabalhistas que devem ser pagos durante o processo de recuperação judicial, todo esse trâmite deve levar ao menos 120 dias para que os funcionários comecem a receber.

Nossa reportagem tentou contato novamente com os advogados que representam a empresa, mas recebemos a informação de que eles não gravariam entrevista conosco.

Por meio de nota, a Seara Indústria e Comércio de Produtos Agropecuários Ltda, empresa com mais de 60 anos de atuação no agronegócio, informa que em 5/5/2017, o juízo da Vara Cível da Comarca de Sertanópolis PR, deferiu processamento da Recuperação Judicial distribuído em 18/04/2017.

Ainda em nota a empresa revela que a Recuperação Judicial se deve às dificuldades enfrentadas pela Seara diante da grave crise econômica brasileira; atrasos no recebimento de créditos tributários; problemas na fruição da logística ferroviária; restrições de crédito no mercado financeiro; dentre outros.

O objetivo do processo é a implantação das medidas legais e administrativas cabíveis com fim de manter a atividade da empresa, a geração de empregos, a recuperação do fluxo de caixa e a regularização dos débitos com seus credores.

Nos próximos 60 dias, a empresa apresentará seu Plano de Recuperação, que será submetido à aprovação dos credores em Assembleia de para esse fim.

A Seara reforçou em nota que a empresa está mantendo seu compromisso com o mercado, informará quinzenalmente, por meio de seu site, todas as medidas tomadas, assim como atualizará os relatórios de responsabilidade do Administrador nomeado para acompanhar o processo de Recuperação.

Segundo avaliação do Jurídico da Seara, o despacho que deferiu a Recuperação Judicial preservou o espírito da legislação e o funcionamento da empresa. Assim, as áreas industriais, os terminais rodoferroviários, o setor logístico e a comercialização de insumos agropecuários, dentre outras, permanecem com atividade normal. A empresa também mantém em dia o pagamento salarial de seus de 600 colaboradores.

A Seara informa aos produtores rurais, cooperativas e cerealistas com quem vem trabalhando há décadas, seu firme propósito de recuperar as finanças da empresa e minorar os impactos gerados .

Aos colaboradores demitidos, também reforçamos nosso objetivo de regularizar o pagamento das verbas rescisórias tão logo possível pelas normas da Recuperação Judicial. Todas as medidas para liberação do FTGS e Seguro Desemprego foram tomadas pela empresa.

Na forma da lei, a Seara também tomará todas as medidas cabíveis para minimizar, o mais rápido possível, os impactos junto aos menores credores.

Comentários