QUARTA, 26/10/2016, 18:41

Justiça determina desocupação de mais seis escolas na região de Londrina

Juiz afirma que invasões impedem a conclusão do ano letivo e a realização do ENEM.

A liminar do juiz Marcos José Vieira, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Londrina, foi expedida na noite desta terça-feira. Na decisão, o magistrado afirmou que a invasão, impede o prosseguimento e a conclusão do ano letivo, além da realização do Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM. De acordo com a liminar, os colégios devem ser desocupados imediatamente. O juiz afirma ainda que conselheiros tutelares devem acompanhar o cumprimento do mandado. Na decisão, o magistrado Marcos José Vieira determina a desocupação do Colégio Estadual Antônio de Moraes Barros, no Jardim Bandeirantes, do Colégio Estadual Benjamim Constant, na Vila Portuguesa, do Colégio Castaldi, na avenida Arthur Thomas, do Colégio Estadual Professora Olympia Moraes Tormenta e do Colégio Estadual Polivalente, todos em Londrina. Além do Colégio Estadual Professora Maria Cintra de Alcântara, em Tamarana. A chefe do Núcleo Regional da Secretaria Estadual de Educação, Lúcia Cortez, acredita que mais desocupações devem acontecer nos próximos dias.

Na terça-feira, os estudantes de outras seis escolas de Londrina foram notificados da decisão da justiça e deixaram as escolas no mesmo dia. No colégio Maria Aguillera, os alunos pediram um prazo maior e desocuparam o prédio no fim da tarde desta quarta-feira. A chefe do núcleo regional de educação afirma que a secretaria vem acompanhando todo o processo de desocupação.

As ocupações nas escolas estaduais do Paraná começaram no dia 3 de outubro. Os estudantes protestam, principalmente, contra a Medida Provisória 746, que determina uma reforma no ensino médio do país.

Comentários