SEGUNDA, 15/03/2021, 08:42

Justiça determina que Governo Federal custeie abertura de 40 novos leitos no Hospital Universitário de Londrina

Liminar é uma resposta à ação do Ministério Público que pedia a transferência de pacientes do HU, que está superlotado, para outros estados. Atualmente, mais de 1.200 pessoas esperam por leitos no Paraná, quase cem somente na região de Londrina.

Uma decisão expedida em caráter liminar pela 1ª Vara Federal de Londrina determinou que o Governo Federal custeie a abertura de 40 novos leitos no Hospital Universitário. A informação foi divulgada pelo prefeito Marcelo Belinati durante live realizada nas redes sociais na noite deste domingo (14). A decisão atende parcialmente uma ação apresentada de forma conjunta pelos ministérios públicos Federal e Estadual que pedia a transferência de pacientes do HU para outros estados brasileiros.

Antes de emitir a liminar, a Justiça ouviu representantes do Governo do Estado e também do Ministério da Saúde, que falaram sobre as dificuldades que enfrentariam para fazer a transferência dos infectados, principalmente neste momento, em que a disseminação da chamada variante brasileira tem deixado o coronavírus ainda mais transmissível e mortal. A secretaria estadual também informou que, desde o início da pandemia, abriu cerca de 250 novos leitos no HU, e que, atualmente, tem passado por dificuldades, principalmente em relação à contratação de equipes qualificadas, para criar novas vagas.

A superintendente do HU, Vivian Feijó, também foi ouvida, e reiterou que o hospital já vive uma situação de colapso, com todos os leitos ocupados, além de uma superlotação de mais de 150% no pronto-socorro.

De acordo com a liminar, a União vai precisar aportar os recursos financeiros necessários para a qualificação dos 40 novos leitos, que terão estrutura semi-intensiva, de cuidados intermediários. A Justiça também determinou que o estado "preste todo o suporte necessário para a implementação" das novas vagas.

A decisão federal foi expedida em caráter de urgência, e precisa ser cumprida em até 24 horas após a intimação das partes.

O prefeito Marcelo Belinati divulgou ainda que, nos próximos dias, deve enviar um novo lote de oxímetros ao hospital, além de 25 novos respiradores, parte deles repassado ao município pelo Ministério da Saúde na última semana.

Ele também explicou como funcionaria a criação dos novos leitos no HU, que alega não ter mais espaço físico, tampouco profissionais para a abertura das vagas.

Atualmente, mais de 1.200 pessoas esperam pela liberação de leitos no Paraná, quase cem somente em Londrina e região. O número local é o dobro se comparado aos 55 pacientes que aguardavam por vagas nos hospitais no norte do estado na semana passada.

Por Guilherme Batista

Comentários