SEXTA, 30/09/2022, 11:00

Justiça Eleitoral diz que candidatura de Boca Aberta, ao senado, não é válida

Segundo juiz eleitoral, material de divulgação de campanha foi apreendido e apuração fica a cargo do TRE-PR.

A Justiça Eleitoral realizou uma coletiva de imprensa, nesta sexta-feira (30), em Londrina, informando que a candidatura, ao senado, de Emerson Petriv, o Boca Aberta, é inválida.

De acordo com o juiz eleitoral Maurício Boer, da 41ª zona eleitoral, Petriv não está na lista divulgada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com os candidatos ao cargo.

Segundo ele, a preocupação, agora, está em orientar os eleitores para que não haja dúvidas na hora de votar.

Ele explica que Petriv não foi escolhido em convenção partidária. Boer destaca ainda que esta ação não tem relação com a cassação do ex-deputado federal.

Na última terça-feira (27), o escritório e a casa do ex-deputado foram alvo de busca e apreensão.  Um mandado de segurança apontando que a ação seria ilegal foi apresentado, mas o recurso foi indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), segundo o juiz.

Boer explica que uma nova ação está prevista para ser realizada nesta sexta (30), já que informações davam conta de que haveria materiais sendo divulgados pelos Correios. De acordo com ele, a apuração dos fatos fica a cargo do TRE-PR e da Procuradoria Regional Eleitoral.

A reportagem da CBN Londrina entrou em contato com Emerson Petriv, que disse que a informação de que a candidatura ao senado seria inválida se trataria de uma "fake news". Segundo ele, a campanha poderia continuar enquanto a candidatura estiverem em trânsito. O ex-deputado considera ainda que a busca e apreensão aos materiais de divulgação de campanha são arbitrárias.

 

ATUALIZAÇÃO

No fim da tarde de sexta-feira (30), por meio de decisão liminar, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná reforçou que Boca Aberta não consta na lista oficial de candidatos para o cargo de Senador. O documento também determina a retirada de propaganda eleitoral nas redes sociais e que sejam prestados esclarecimentos de que Petriv não é candidato ao senado.

Comentários