TERCA, 25/10/2022, 14:51

Justiça Eleitoral, em Londrina, realiza auditoria das urnas eletrônicas para segundo turno das eleições 2022

Expectativa de juiz eleitoral Maurício Boer, da 41ª Zona Eleitoral, é que segunda etapa do pleito seja mais tranquila e rápida, aqui na cidade.

A auditoria das urnas eletrônicas é realizada para verificar garantir o funcionamento dos equipamentos que serão utilizados nas eleições. Com o segundo turno marcado para domingo (30), o Fórum Eleitoral de Londrina fez o procedimento, na manhã desta terça-feira (25), em aparelhos das quatro zonas eleitorais, que abrangem a cidade.

Dessa maneira, algumas urnas eletrônicas foram selecionadas de forma aleatória e testadas. De acordo com o juiz eleitoral Maurício Boer, da 41ª zona eleitoral, durante este processo é verificado, por exemplo, se as teclas estão funcionando e se os nomes dos candidatos constam corretamente no equipamento.

Ele destaca que os votos testados nas urnas que foram selecionadas durante a auditoria não ficam registrados, por terem sido armazenados em um dispositivo utilizado exclusivamente para este procedimento.

Assim como na primeira etapa do pleito, em 2022, mais de 1.100 equipamentos serão utilizados em Londrina. A expectativa, de acordo com Boer, é que o segundo turno das eleições seja tranquilo, na cidade.

Londrina tem quatro zonas eleitorais e 146 locais de votação.  De acordo com os dados, a cidade tem 393.687 eleitores aptos a votar nas eleições deste ano. Uma das zonas eleitorais também abrange o município de Tamara, que conta com 26 seções em 4 locais.

Comentários