TERCA, 21/04/2020, 19:07

Justiça Eleitoral faz atendimentos somente online até o dia 6 de maio

O primeiro título, transferência e regularização do documento já podem ser feitos com dispensa da coleta biométrica nesse momento.

A biometria desenvolvida nos últimos anos para trazer mais segurança no sistema da Justiça Eleitoral está sendo dispensada nesse momento para a regularização do título de eleitor, transferências de municípios e até mesmo para fazer o primeiro título.

Agora o atendimento é feito somente de forma online, a data estabelecida para esse novo modelo é até o dia 6 de maio. As medidas foram adotadas para prevenir a transmissão do Coronavírus.

De acordo com o chefe do cartório eleitoral, Willian Garcia, ainda estão sendo realizados os serviços como a alteração de dados indispensáveis para obtenção de certidões, alteração de local de votação por justificada necessidade de mobilidade e regularização de título cancelado,  todos de forma online.

Ainda de acordo com Willian, a impossibilidade de impressão do título de eleitor pela internet, recomenda-se o download em smartphones e tablets, nas plataformas iOS ou Android, do aplicativo E-Título, a via digital do título do eleitor.

Segundo informações da Justiça Eleitoral foi disponibilizado pelo Banco do Brasil, em caráter excepcional e enquanto durarem os efeitos da pandemia, a opção para pagamento da GRU Simples (multa emitida) em terminais de autoatendimento do Banco do Brasil com cartão de débito de outros bancos.

Os eleitores que tiverem dificuldade no pagamento da guia (GRU) no Banco do Brasil ou não possuírem condições financeiras podem solicitar, no campo “observações”, a dispensa do pagamento de multa eleitoral, quando houver. O pedido será avaliado pelo juiz eleitoral.

O título de eleitor não é necessário para regularizar o CPF pra fins de recebimento do auxílio emergencial.

 O site do Tribunal Regional Eleitoral é www.tre-pr.jus.br.

Por Bruno Carraro

Comentários