SEGUNDA, 17/06/2019, 11:37

Justiça manda soltar filha que recebia pensão da mãe morta

Ela foi condenada a cinco anos de prisão, mas agora vai cumprir a pena em casa com tornozeleira eletrônica

O advogado de Elizabeth Fernandes Ferreira conseguiu uma decisão favorável na justiça. Ele alegou que ela, que tem 66 anos de idade, está muito doente e o juiz autorizou a prisão domiciliar com monitoramento eletrônico, por meio de tornozeleira. Ela foi condenada a cinco anos de cadeia pelo crime de estelionato e presa na semana passada no 3º Distrito Policial (DP).

Segundo a decisão do juiz Katsujo Nakadomari, da Vara de Execuções Penais de Londrina, Elizabeth não pode sair de casa em nenhuma hipótese. Não pode mudar de endereço sem comunicar o Creslon. O prazo de monitoramento vai até março de 2020.

A mãe Judith Tourino Fernandes era pensionista da prefeitura de Londrina e morreu em 2008. Mas, a morte não foi comunicada ao município e continuou recebendo a pensão ate 2014, quando foi feita uma auditoria e descoberta a fraude.

Outra ação tramita na tentativa de recuperar o dinheiro desviado da prefeitura. Na época, foi contabilizado um prejuízo de R$ 700 mil. Mas, em valores atualizados essa conta já passa de R$ 1 milhão e 194 mil. Apesar da justiça querer reaver ainda não foram encontrados patrimônios suficientes para isso.

Até o fechamento desta edição, a reportagem não conseguiu contato com o advogado.

Por Claudia Lima

Comentários