SEXTA, 26/05/2023, 16:06

Justiça manda suspender processo penal contra acusado de usar facão para tentar matar influenciadora digital em Londrina

Foi acatado pedido da defesa, que alega que Gabriel Faveri sofre de problemas mentais e precisa passar por exames antes de continuar respondendo criminalmente por tentativa de feminicídio. Laudo deve sair em 45 dias.

A Justiça mandou suspender o processo penal contra Gabriel Faveri, de 26 anos, acusado de usar um facão para tentar matar a ex-namorada, Daniele Cavalcante, de 32 anos, na Vila Casoni, na área central de Londrina, no último dia 9. A paralisação do processo foi confirmada à CBN nesta sexta-feira (26) tanto pela assessoria do Ministério Público (MP), que já havia apresentado denúncia contra ele por tentativa de feminicídio qualificado, como pelo advogado de Faveri, João Batista Cardoso.

O processo ficará suspenso até a conclusão do incidente de insanidade mental apresentado pela defesa logo após a prisão do acusado, que segue detido no Complexo Médico Penal, em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. A transferência dele para a unidade também foi feita a pedido da defesa.

Cardoso explicou que a paralisação está prevista no Código de Processo Penal, que tipifica o incidente de insanidade requerido à Justiça. Ele consiste no procedimento para verificação, por meio de uma perícia médica, da saúde mental do réu. O advogado destacou, ainda, que a suspensão já havia sido solicitada anteriormente, e que a defesa precisou apresentar um novo pedido depois de a Justiça acatar a denúncia contra Faveri.

A perícia deve considerar os laudos e exames psiquiátricos apresentados pela defesa, que argumenta que o suspeito agiu durante um surto psicótico. O Ministério Público e o assistente de acusação, que representa Daniele no processo, também poderão apresentar questionamentos a serem respondidos.

Em entrevista à CBN, o advogado que representa Daniele, Antonio Amaral, disse que já esperava pela decisão. Ele também garantiu que a suspensão não trará nenhum prejuízo ao processo.

O assistente de acusação espera que o laudo saia em 45 dias. Amaral também rebateu o argumento da defesa, destacando que Faveri premeditou o crime, mandando mensagens durante toda a tarde que antecedeu o ataque pedindo para que Daniele reconsiderasse o término do namoro. A atitude, na avaliação do advogado, comprova que ele não agiu durante um surto.

Daniele Cavalcante, que é influenciadora digital e acumula mais de cem mil seguidores nas redes sociais, sofreu ferimentos no rosto e em um dos braços. Ela ficou internada até a semana passada no Hospital Universitário (HU), onde passou por duas cirurgias. Atualmente, a mulher se recupera em casa.

Por Guilherme Batista

Comentários