QUINTA, 04/01/2024, 09:10

Laudos não apontam problemas na qualidade da água da Sanepar em Londrina.

Secretaria de Saúde recolheu amostras no final do mês passado, depois de uma série de reclamações da população contra o gosto e o cheiro estranhos da água que saía das torneiras. Apesar da reclamação, análise técnica assegurou que água é própria para o consumo

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, divulgou nesta quarta-feira (3) o resultado dos laudos técnicos realizados junto a três amostras da água distribuída pela Sanepar em Londrina. O recolhimento, feito na Estação de Tratamento do Limoeiro, na zona sul, e também em uma casa da região, no final do mês passado, foi uma resposta do município à série de reclamações da população contra a água de cheiro e gosto estranhos que, na época, saía das torneiras em domicílios de diversos bairros da cidade.

 

Apesar de a Sanepar garantir que o problema teria sido causado por algas encontradas nas tubulações perto do rio Tibagi e que a água continuava própria para consumo, muitas pessoas criticaram a situação. O problema, inclusive, causou uma corrida junto a supermercados e distribuidoras de água mineral, que viram os seus estoques chegarem ao fim em poucos dias. Já os que optaram por beber a água da Sanepar reclamaram do mau gosto e, em alguns casos, chegaram a procurar unidades de saúde com sintomas como vômito e diarreia.

Mesmo com o aumento na procura principalmente nas unidades de pronto atendimento, a Secretaria de Saúde nunca confirmou a relação disso com o problema da água.

E, agora, com a realização da análise técnica por parte de especialistas da Universidade Estadual de Londrina (UEL) a pedido da Secretaria de Saúde, Felippe Machado confirmou que a qualidade da água da Sanepar não foi afetada pelo problema do mês passado.

Ele disse que em todas as três amostras verificadas, não foram encontrados problemas ou irregularidades que poderiam afetar a potabilidade da água. Ou seja, mesmo com o gosto e o cheiro estranhos, a água continuou própria para consumo, pelo menos de acordo com os laudos técnicos providenciados pela autarquia.

O secretário disse que os resultados vão ser encaminhados tanto para o Ministério Público (MP), que abriu um procedimento para investigar o caso, como para a própria prefeitura, que analisa a possibilidade de multar a Sanepar por conta dos problemas enfrentados pela população em dezembro.

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