SEXTA, 27/10/2023, 18:07

Leilão do lote de pedágio das rodovias de Londrina e região vai ficar para o final de 2024

Previsão é do próprio Ministério dos Transportes, que diz que, até lá, projeto pode passar por ainda mais modificações. Deputado afirma estar preocupado com nova data e lembra que condições das estradas, já precárias, podem piorar ainda mais até a realização do leilão.

O Ministério dos Transportes definiu um novo cronograma para a realização do leilão do lote 3 do novo modelo de pedágio do Paraná. De acordo com informações da RPC, o processo deve ser enviado para análise do Tribunal de Contas da União (TCU) até dezembro deste ano. O lançamento do edital, por sua vez, está previsto apenas para julho do ano que vem, e o leilão propriamente dito para 31 de outubro de 2024. Com isso, a expectativa é de que a concessionária vencedora assuma a administração das estradas somente em 2025.

O lote 3 é formado por estradas da região de Londrina. São 561 quilômetros de rodovias estaduais, como as PRs 445, 323, 090 e 170, e federais, como as BRs 369 e 376.

A mudança de planos por parte do Ministério dos Transportes pegou de surpresa o deputado estadual Tercílio Turini (PSD), que acompanha a questão do pedágio de perto. Ele lembrou que, durante as negociações, a previsão é de que o leilão ocorresse ainda no primeiro trimestre do ano que vem, seguindo o ritmo dos dois primeiros lotes, formados por estradas de Curitiba, litoral e Norte Pioneiro, que foram leiloados nos últimos meses.

Turini afirmou estar preocupado com o adiamento, lembrando que as condições das estradas, já bastante precárias por conta da falta de manutenção, podem piorar ainda mais até a realização do leilão.

O deputado garantiu que, junto com outros representantes da região, deve agir politicamente para tentar agilizar a realização do leilão.

O lote 3 prevê a instalação de uma praça de pedágio na PR-445, entre Tamarana e Mauá da Serra, e a reativação de outras tantas que funcionaram até novembro de 2021, quando os antigos contratos chegaram ao fim. Em contrapartida, o processo traz a realização de obras importantes, como duplicações na PR-445 e na BR-369, e a construção do chamado Contorno Leste, que terá o objetivo de ligar as duas rodovias e, consequentemente, retirar do perímetro urbano de Londrina o tráfego de veículos pesados.

Por Guilherme Batista

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