Levantamento da Acil revela que número de inadimplentes em Londrina cresceu em janeiro
Para consultor econômico, aumento está ligado a retomada do consumo no município. Apesar disso, volume de pessoas que limparam nome também apresentou elevação.
A quantidade de londrinenses que não tiveram condições de quitar as dívidas aumentou no primeiro mês de 2022. Os dados são do Sistema de Proteção ao Crédito da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil).
De acordo com o levantamento divulgado pela entidade, o volume de pessoas que acabaram entrando para a lista de inadimplentes cresceu em 61%, quando comparado ao mesmo período do ano passado.
Para o consultor econômico Marcos Rambalducci, esta elevação no indicador está relacionada a uma retomada no consumo da população nos últimos meses, diante de um cenário mais otimista, com avanço na geração de novos postos de trabalho. Ou seja, com mais pessoas comprando, cresce também a probabilidade de que os débitos não sejam pagos.
Ele avalia ainda que o índice pode apresentar novas elevações ao longo dos próximos dois meses, em Londrina. O primeiro trimestre do ano é, tradicionalmente, um período de maiores despesas para as famílias, com o pagamento de tributos, como IPTU e IPVA, além de gastos relacionados ao início das aulas, com a compra do material escolar e a taxa de matrícula, no caso das instituições privadas. Rambalducci calcula que os números relacionados à inadimplência em Londrina devem ser impactados por este cenário.
Apesar da elevação no volume de consumidores do município que não conseguiram quitar as dívidas, o economista destaca ainda que o número de pessoas que limparam o nome também aumentou. De acordo com o balanço de janeiro, do sistema da Acil, este percentual cresceu 9%, quando comparado ao mesmo mês do ano passado.