TERCA, 25/10/2016, 19:15

Líder de seita em Londrina tem crise de hipertensão ao ser interrogada pela Polícia Federal

Valentina de Andrade, de 86 anos, é investigada por lavagem de dinheiro e sonegação fiscal após a PF apreender mais de R$ 500 mil em espécie na residência dela. O advogado da idosa alega que os recursos são fruto de antigos casamentos.

A líder da seita Lineamento Universal Superior, Valentina de Andrade, de 86 anos, foi ouvida nessa terça-feira (25) pela Polícia Federal. Sobre ela pesam as suspeitas de lavagem de dinheiro e sonegação fiscal. No último dia 13, a PF apreendeu na residência de Valentina mais de R$ 500 mil em espécie, jóias e carros. Além disso, a idosa não declarava imposto de renda.

De acordo com o delegado Sandro Roberto dos Santos, a investigada alegou em seu depoimento que o patrimônio que possui é fruto de casamentos anteriores e também de doações de seus seguidores.

Valentina de Andrade foi ouvida na própria cama. Segundo o delegado, ela teve uma crise de hipertensão no fim do interrogatório e precisou de atendimento médico.

O advogado dela negou que os recursos tenham origem ilícita. Arnaldo Busato Filho afirmou ainda que a cliente não declarava imposto de renda por orientação do próprio contador. A justificativa é que, por ser portadora de doença cardíaca crônica, Valentina estaria isenta dessa obrigação.

Segundo o defensor, a denúncia contra a idosa partiu de um ex-companheiro, que, conforme Busato Filho, era responsável pelas finanças de Valentina de Andrade.

O advogado argumentou que o Lineamento Universal Superior é uma entidade civil para estudos de ufologia, e não uma seita. Por fim, Arnaldo Busato Filho chamou de “sandices” as denúncias que, no passado, ligaram Valentina a casos de assassinatos de crianças, como no episódio das “Bruxas de Guaratuba”.

A investigação da Polícia Federal continua na tarde desta quarta-feira (26), quando cinco membros do grupo comandado por Valentina de Andrade serão ouvidos na sede da PF em Londrina.

Comentários