TERCA, 29/06/2021, 14:29

Lira mostra índice de infestação de 2,9% em Londrina com nível de alerta para epidemia da dengue

Zona Norte ultrapassa região leste e tem pior resultado no levantamento

Após suspensão temporária por conta da pandemia e por determinação do Ministério da Saúde, o Lira, Levantamento Rápido de Infestação do Aedes Aegypti (LIRAa), voltou a ser medido em Londrina.   De acordo com dados da Secretaria de Saúde, divulgados nesta terça-feira (29), a incidência do mosquito em Londrina está em 2,9%. Ou seja, a cada 100 residências visitadas, em quase três delas foram encontrados focos do mosquito da dengue. 

A região norte tem o pior resultado com índice de 3,8%. Os bairros em nível preocupante são o Nossa Senhora Aparecida, Verona, Nova Olinda, Flores do Campo e Estádio do Café.   Depois da zona norte vem a região o Oeste com 3,2% e região Sul com 2,9%.   A região leste, que historicamente tem os piores resultados no Lira, aparece em quarto lugar com 2,1%, a frente apenas da região central com teve o melhor desempenho com 1,9%.   Segundo o secretário de saúde, Felippe Machado, um conjunto de ações com mapeamento e mutirões ajudaram a controlar melhor a situação da dengue na zona leste.

Os dados foram coletados de 7 a 19 de junho.  Além do Lira, que mostra os focos dos criadouros e vetores, a pasta apresentou dados dos bairros e regiões com mais notificações de casos de pessoas doentes.  Na zona norte, por exemplo, as localidades não batem.  Os dois dados ajudam a identificar os pontos de maior gargalo.

A Secretaria de Saúde também apresentou ações que serão feitas no Inverno para evitar uma crescente de notificações nas próximas estações que são de chuvas e períodos mais quentes que propiciam a proliferação do mosquito da dengue.

O levantamento mostrou novamente que 90% dos criadouros e do vetor da doença ficam dentro das residências.  A água parada em recipientes úmidos em objetos em desuso, vasos de plantas e lixos dentro do quintal. Oito pessoas morreram em decorrência da dengue em Londrina em 2021.   O próximo Lira deverá ser feito no mês de setembro.

Comentários