QUARTA, 09/11/2022, 09:00

Lojas e restaurantes de Londrina têm nome em lista de boicote por motivações políticas

Situações semelhantes também foram registradas em outras cidades da região.

Começou a circular, nesta semana, em aplicativos de mensagens, uma lista com estabelecimentos de Londrina que, supostamente, seriam de donos que teriam votado em candidatos do Partido dos Trabalhadores (PT), nas eleições 2022.

A ideia, de acordo com as informações, seria boicotar estes comércios. Entre os locais citados na relação que foi divulgada, estavam bares, restaurantes e lojas de outros segmentos.

Em nota, a Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil) afirmou que não apoia nenhuma forma de boicote às empresas. O comunicado destaca ainda que a entidade defende os direitos constitucionais e a liberdade de expressão.

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Cambé (Acic), David Garcia, conta que, na cidade, também foram compartilhadas listas com o mesmo teor.

Ele diz que a entidade está orientando estes comerciantes a registrarem Boletim de Ocorrência devido à situação. Segundo ele, alguns dos estabelecimentos já começaram ter prejuízos. Garcia avalia que esta ação de boicote às empresas fere a ordem econômica.

A advogada Maria Eduarda Siloto está atendendo dez empresários de Rolândia que também tiveram os estabelecimentos citados em uma lista que está circulando na cidade. De acordo com ela, o compartilhamento destas mensagens pode se caracterizar como crime de difamação.

Ela orienta os comerciantes listados a procurarem um profissional para auxiliarem nas medidas jurídicas cabíveis, nestas situações.  

Comentários