TERCA, 18/10/2016, 19:08

Londrina completa mais de 30 escolas ocupadas

Em todo o estado são 688 escolas mais 11 universidades.

Desde o dia em que as instituições de ensino do estado passaram a ser ocupadas, no início desse mês, nossa reportagem tem acompanhado as ações dentro das unidades e seus desdobramentos.

De acordo com dados coletados nas páginas do facebook do movimento Ocupa Paraná, foram registradas 688 escolas estaduais ocupadas até a tarde de ontem. Nos registros ainda constam 11 universidades ocupadas.

Além de três Núcleos Regionais de Ensino no estado, também ocupados.

Só em Londrina foram contabilizadas 31, duas foram desocupadas o Albino Feijó, região sul de Londrina que foi a primeira a ser ocupada em Londrina no dia 7 de outubro, foi desocupada na última sexta-feira por determinação judicial. Já a unidade de ensino Professora Vani Ruiz, também na região sul de Londrina foi desocupada.

Já nas cidades da região se for somar com Londrina são 45 unidades de ensino tomadas. Além das 31 de Londrina, somam-se a elas as escolas de Cambé, são cinco no total, Ibiporã três, Apucarana cinco, Arapongas quatro, e Jacarezinho quatro.

De acordo com a chefe do Núcleo Regional de Educação, Lúcia Cortes, oficialmente protocoladas pelos diretores no núcleo são 27 escolas ocupadas em Londrina e 41 na abrangência regional.

De acordo com a chefe do Núcleo Regional os pais devem acompanhar os filhos dentro das instituições e o governo do estado tenta acordo com os estudantes.

Ainda segundo o Núcleo Regional de Educação há pedidos de reintegração de posse para mais de 15 das instituições de ensino ocupadas em Londrina e região.

A atitude dos estudantes é em protesto a PEC 241, do governo federal, que limita os gastos na educação, saúde e outros setores. Além de apoiarem a greve geral dos professores e do funcionalismo público estadual depois de o governo do estado não cumprir acordos feitos antes do fim da última greve, acordos esses que se referem ao reajuste salarial.

Comentários