TERCA, 07/04/2020, 11:20

Londrina confirma a 2ª morte por coronavírus

O paciente de 69 anos estava internado no HU desde o dia 21 de março.

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou mais uma morte em Londrina por Covid 19. Trata-se de um homem de 69 anos, que morreu no final da noite de ontem, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Universitário (HU). Ele havia retornado a poucos dias dos Estados Unidos (EUA), deu entrada no HU, no dia 21 de março. Mas, devido a complicações de síndrome gripal e, ao longo da internação, foi confirmada suspeita de coronavírus (COVID-19).

 

Segundo a secretaria, o quadro dele evoluiu para insuficiência respiratória, sendo necessária ventilação mecânica invasiva a partir do dia 24 e foi transferido para a UTI no dia seguinte. Nas últimas 24 horas entrou em choque séptico refratário e em seguida, parada cardíaca. De acordo com o boletim, o paciente tinha hipertensão. O resultado positivo para o coronavírus saiu no dia 27 de março, com confirmação pelo Lacen.

 

E no início da noite desta segunda-feira, antes da confirmação desta segunda morte em Londrina, haviam sido confirmados mais quatro casos de Covid 19 na cidade. Desses pacientes 31 estão isolados em casa, 12 internados, um paciente estava na UTI, que era esse senhor que faleceu e 11 estão curados do Coronavírus.

 

Este é o segundo óbito registrado cidade. O primeiro foi de um homem de 37 anos na sexta-feira. Quatrocentos e dezesseis casos já foram descartados. Ainda de acordo com o último boletim, 57 pacientes estão internados com Síndrome Respiratória Aguda Grave em investigação para Coronavírus são: 43 adultos em enfermaria; 12 em UTI, sendo oito com ventilação mecânica e duas crianças internadas, uma na enfermaria e uma na UTI.

 

No âmbito estadual, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) também divulgou um boletim do Coronavírus com a confirmação de 21 novos casos e quatro mortes nesta segunda-feira. Uma paciente de 56 anos estava internada desde o dia 29 de março e foi confirmada com a Covid-19 no último dia 31. Um homem de 94 anos estava hospitalizado desde o dia 1º de abril, com confirmação para a doença no sábado. Uma mulher de 87 anos teve a confirmação ainda este final de semana e estava internada desde o dia 30 de março.

 

Os três são moradores de Curitiba e morreram na madrugada desta segunda-feira. O outro paciente que morreu, trata-se de uma mulher de 78 anos residente no município de Primeiro de Maio, que estava internada em Londrina desde sexta-feira, morreu no domingo. Todos possuíam comorbidades.

 

Os novos casos são 12 homens e nove mulheres com idades entre 22 e 88 anos.

 

 

 

 

 

De acordo com os dados da Secretaria Estadual, o panorama da doença no Paraná soma agora 466 casos confirmados, 4.867 descartados e 156 em investigação.

 

95 pacientes estão internados, 60 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e 35 em leitos clínicos. Dentre as confirmações, o Estado já registrou 14 mortes pela doença são três mortes em Curitiba e outras três em Campo Mourão; duas em Maringá; e uma em cada uma das seguintes cidades: Cascavel, Cianorte, Santa Fé, Londrina, Quatiguá e Primeiro de Maio.

 

Lembrando que os números da Secretaria de saúde de Londrina e da Secretaria de estado da Saúde divergem. A justificativa é que a prefeitura tem notificações dos hospitais particulares antes mesmo do estado.

Por Claudia Lima

Comentários