Londrina deixa de exigir uso da máscara nos serviços de saúde
Com publicação de decreto, equipamento continua obrigatório apenas para os casos confirmados e suspeitos de Covid, além dos trabalhadores da saúde que atendem pacientes com a doença.
Com a assinatura do decreto pelo prefeito Marcelo Belinati, as máscaras deixam de ser obrigatórias também nos serviços de saúde, os últimos espaços em que a proteção facial ainda era exigida. A mudança foi anunciada, pelo secretário de Saúde de Londrina, em entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira. Segundo Felippe Machado, a mudança vinha sendo estudada pelo grupo técnico de Covid da pasta há algum tempo, por conta da redução significativa dos casos da doença nos últimos meses.
A partir da publicação do decreto, a máscara continua obrigatória apenas para os casos confirmados e suspeitos da doença, além dos trabalhadores da saúde que atendem os pacientes com Covid.
Machado disse ainda que a Secretaria vai continuar acompanhando os números da Covid e não descartou a volta da máscara, em caso de piora do cenário.
O secretário afirmou ainda que o cenário atual da Covid e o fim da obrigatoriedade da máscara são resultado da vacinação, apesar da baixa procura pelas doses de reforço.