SEGUNDA, 30/05/2022, 11:17

Londrina deve continuar registrando pancadas de chuva ao longo dessa semana

Segundo balanço do Simepar, volume acumulado em maio ficou abaixo da média histórica para período.

Após um período considerável de clima seco em Londrina, a semana começou mudança no tempo. A passagem de uma frente fria pelo Paraná trouxe novas chuvas, entre domingo e segunda, em diferentes pontos do estado, incluindo na região norte.

Segundo Paulo Barbieri, meteorologista do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a previsão é que a instabilidade permaneça, com pancadas isoladas, ao longo da semana. 

Ele explica que as chuvas podem fazer com que as temperaturas máximas caiam, durante o período. No entanto, o frio intenso registrado recentemente, com queda acentuada nas mínimas, não deve se repetir, neste momento. 

Barbieri diz que o volume de chuva acumulado para maio, na região de Londrina, ficou abaixo da média história que é de aproximadamente 106 milímetros. De acordo com o meteorologista, durante este mês, foram registrados entre 25 a 30 milímetros. Uma queda de cerca de 70%, em comparação ao patamar esperado para o período.

Ao longo dos próximos meses, com a chegada do inverno, a expectativa é por redução natural na quantidade de chuvas, no estado. O tempo mais seco deve prevalecer, especialmente, entre junho e agosto. 

Em abril, o volume registrado superou o nível padrão para o mês, quando choveu cerca de 90 milímetros na região, de acordo com o Simepar, sendo que o nível médio é de 85 milímetros. 

Comentários