SEXTA, 15/03/2019, 10:03

Londrina deve ganhar reforço no atendimento de mulheres vitimas de violência

A única Vara Maria da Penha existente na cidade não dá conta da demanda

Autoridades ligadas ao enfrentamento da violência contra a mulher se reuniram esta semana em Curitiba com o Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), Desembargador Xisto Pereira.

O assunto debatido foi a instalação de mais uma Vara Maria da Penha para atender a grande demanda de violência conta as mulheres registrada na cidade. 

Hoje são entre 30 e 50 denúncias por semana, 3.300 mulheres têm medida protetiva e cerca de 9 mil processos tramitam no Juizado de Violência Doméstica Familiar.

Londrina tem apenas uma delegacia para mulheres, que funciona de segunda a sexta-feira, até as seis horas da tarde.  

Ainda não há prazo para instalação da Vara, mas a vereadora Daniele Ziober (PP), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, voltou otimista da reunião.

A morte de forma violenta da vereadora Mariele Franco, que completou um ano neste dia 14 de março também foi lembrado na Câmara. Representantes do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial e do Conselho de Cultura pediram mais políticas públicas para a periferia da cidade.

Os vereadores ainda se solidarizaram com as famílias dos estudantes e funcionários da escola Raul Brasil, em Suzano, São Paulo. Um minuto de silêncio homenageou as vitimas. 

Comentários