SáBADO, 29/07/2017, 09:01

Londrina deve ganhar um Colégio Militar em 2018

A implantação depende apenas da assinatura de um decreto pelo governador Beto Richa. A unidade será instalada no atual Colégio São José, na zona oeste da cidade.

O Colégio Militar em Londrina deve ser uma realidade em 2018. Uma reunião, realizada em Londrina nesta semana, afinou os detalhes da implantação do colégio na cidade. A novidade foi recebida com alegria pelos moradores do conjunto Nossa Senhora da Paz, na zona oeste. Segundo o deputado estadual Tiago Amaral, a papelada já está pronta. Com a aprovação da comunidade, o trâmite segue para o governador Beto Richa, que precisa assinar um decreto autorizando a transformação do Colégio São José em Colégio Militar.

O coronel Soares Junior, diretor de Ensino e Pesquisa da Polícia Militar do Paraná explica que este será o segundo Colégio Militar do estado. Atualmente, esta modalidade de ensino é aplicada apenas em Curitiba. A grade curricular e os professores são da rede estadual de ensino. Os alunos terão uma disciplina a mais, que é “instrução cívico militar”, que reforça os valores dos cidadãos. Ela é aplicada fora de sala de aula.

A chefe do Núcleo Regional de Ensino, Lucia Cortez destaca que os alunos que atualmente estudam no Colégio São José continuarão na unidade. Os novos, que entrarão em 2018, vão passar por uma seleção da Polícia Militar. Atualmente, a unidade tem 300 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.

Em Curitiba, o Colégio Militar alcançou uma média de 6,8 no último comparativo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), enquanto a média estadual é de 4,6 pontos.

Por Claudia Lima

Comentários