QUINTA, 14/09/2017, 19:15

Londrina é a cidade do Paraná que mais registrou casos suspeitos de dengue

A terceira etapa da campanha de vacinação contra a doença começa dia 20.

Dados da Secretaria Estadual de Saúde apresentam 162 notificações de casos suspeitos da dengue em Londrina. Esses dados revelam que em um mês, desde o último boletim divulgado em agosto até esse divulgado nessa semana, houve aumento superior a 150% em notificações de casos suspeitos da doença na cidade. Só na 17ª Regional de Saúde que abrange 16 municípios foram registrados 294 notificações no último boletim da dengue dessa semana.

Londrina registrou de janeiro até agora 32 casos confirmados de dengue. Na cidade foi registrado um caso suspeito de chikungunya no boletim de agosto e de zika não há registros.

Já os casos de chikungunya dobraram no boletim de agosto para setembro em todo o estado, de 17 subiu para 32. Zika aumentou de 11 para 16.

Agora a Secretaria de Saúde do Paraná está focada nas ações de prevenção da doença e de combate ao mosquito transmissor dessas doenças.

Com isso, vem a 3ª etapa da campanha de vacinação contra a dengue que inicia na próxima semana dia 20, quarta-feira.

De acordo com o diretor da Vigilância Sanitária da 17ª Regional de Saúde, José Carlos Moraes, essa fase compreende a 2ª e 3ª dose da vacina. Só pode vacinar aqueles que fazem parte do grupo prioritário com idade entre 14 e 26 anos de idade, ou seja, aqueles que tomaram a 1ª e a 2ª dose da vacina.

Só em Londrina 60,8 mil pessoas devem tomar as doses nessa etapa da campanha, em toda a regional de saúde são mais de 95,5 mil pessoas. As cidades de Assai, Bela Vista do paraíso, Cambé, Ibiporã, Jataizinho, Sertanópolis e Porecatu também estão entre esses números de expectativa para imunização nessa etapa.

Ainda segundo Moraes a vacina é uma estratégia de combate a doença, já que o público alvo apresenta o quadro da doença já em estágio grave, a intenção é reduzir o número de mortes pela doença.

Em todo o Paraná mais de 253 mil pessoas devem ser vacinadas na terceira etapa da campanha. A campanha termina dia 27 de outubro.

Comentários