SEXTA, 05/12/2025, 09:41

Londrina e outras sete cidades do estado devem receber itens dos acervos dos museus estaduais

 Objetivo é que municípios do interior do Paraná tenham acesso a mais de três milhões de peças históricas 

A partir de 2026, o Estado deve iniciar a implantação de oito unidades regionais vinculadas aos museus estaduais, em uma ação que pela primeira vez descentraliza o acesso às artes de museus que fica restrita à capital do Paraná. Londrina assume posição de destaque ao receber o principal núcleo da iniciativa, que vai possibilitar a circulação de um acervo superior a três milhões de peças por diferentes regiões do interior paranaense.

Os novos espaços vão permitir que parte significativa das coleções históricas, artísticas e audiovisuais hoje concentradas em Curitiba chegue ao Interior. Além de Londrina, serão contempladas as cidades de Cascavel, Maringá, Guarapuava, Tunas do Paraná, Paranaguá, Ponta Grossa e Pato Branco, cada uma abrigando acervos específicos conforme a tipologia de cada museu estadual.

De acordo com a secretária de Estado da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, esse novo sistema simboliza o momento histórico vivido pelo setor no Paraná e destacou ainda que o projeto dialoga com outras ações estratégicas em andamento.

A implantação ocorrerá por meio de cooperações entre o Estado, municípios e instituições de ensino. A gestão local ficará a cargo das prefeituras e universidades parceiras, enquanto a Secretaria de Cultura será responsável pela curadoria, seleção das obras e licitação da estrutura expositiva.

Vale lembrar que em Londrina, o Museu de Artes que deveria inaugurar no dia 10 de dezembro ( aniversário de 91 anos da cidade), só vai ser concluído em fevereiro do ano que vem. Situação ao Museu Histórico de Londrina, que só deve ser liberado no primeiro semestre de 2026.
 

Por Paulo Andrade

Comentários