Londrina Esporte Clube aguarda laudo da PM e aval da CBF para jogar no VGD
A PM sinalizou com a liberação do estádio, mas clube corre contra o tempo para receber o torcedor na estreia na segunda-feira
A Polícia Militar realizou ontem uma nova vistoria no estádio Vitorino Gonçalves Dias, o VGD, na região central de Londrina, visando a liberação de público para a estreia do Tubarão na Série C, na próxima segunda-feira às 20h contra o Ypiranga.
Segundo informou o clube, a PM sinalizou com a liberação do VGD para receber torcedores, mas ainda é necessário aguardar a emissão do laudo de segurança, e o clube continua correndo contra o tempo para ter o estádio disponível no jogo de estreia.
Os trâmites ainda envolvem a confirmação da CBF sobre a alteração do local da partida, que inicialmente estava prevista para o Estádio do Café. Devido à antecedência prevista no regulamento para essa solicitação, que é de 5 dias úteis em relação à data da partida, ainda não é possível saber se a confederação conseguirá atender ao pedido do Londrina.
A diretoria do Londrina trata o VGD como prioridade para a temporada de 2025, e já teve a liberação pelo Corpo de Bombeiros, que autorizou um público de até 8.017 pessoas. Desde o fim do ano passado, a gestora investiu mais de R$ 3 milhões nas reformas e adequações realizadas no estádio.
Entre as melhorias, o estádio teve revitalização do gramado, reforma nos vestiários e o banco de reservas ganhou mais espaço. As arquibancadas e os alambrados também passaram por melhorias, com pintura revitalizada em todos os setores, entre outras adequações para trazer mais conforto e segurança aos torcedores e atletas.
Recentemente, o Londrina firmou um acordo com a Prefeitura para reverter o pagamento de uma condenação em uma Ação Civil Pública em benfeitorias no estádio. O clube foi condenado em todas as instâncias em uma ação protocolada pelo Ministério Público no fim da década de 1990, referente a repasses para a antiga Copa Cidade de Londrina.
Os valores atuais chegam a R$ 15 milhões. Em vez de pagar aos cofres públicos, o LEC investirá na reforma do VGD e poderá realizar melhorias também no Estádio do Café.
O Tubarão não joga no VGD desde 2016, já que a antiga gestora do clube, a SM Sports, priorizou a utilização do Estádio do Café, na Zona Norte.