Londrina Esporte Clube vai enfrentar o Penedense de Alagoas na Copa do Brasil
A equipe alagoana é estreante na competição; já o Tubarão vai para a sua décima sexta participação
O Londrina Esporte Clube conheceu seu primeiro adversário na Copa do Brasil de 2026, competição que o Tubarão volta a disputar após dois anos. O sorteio do chaveamento e mandos de campo da competição foi realizado na quarta-feira (28) pela CBF.
O Londrina estreia na segunda fase, enfrentando a equipe do Penedense, clube alagoano que disputou a Série D do Brasileirão em 2025, mas foi eliminado da competição e ficou sem divisão nacional. A partida será em Londrina, no Estádio do Café ou no VGD, caso a troca de gramado tenha sido finalizada.
Fundado em 1909, o Penedense é o clube mais antigo de Alagoas e vai disputar pela primeira vez a Copa do Brasil. O clube ocupa a posição de número 162 no Ranking Nacional de Clubes da CBF, enquanto o Tubarão é o 48º colocado.
A data e horário da partida ainda serão definidos pela CBF. Os jogos da segunda fase da Copa do Brasil serão disputados entre o final de fevereiro e primeira semana de março, com 88 clubes participantes.
Disputam a segunda fase os 14 clubes classificados na primeira fase, que terá jogos no dia 18 de fevereiro, e outros 74 clubes que assim como o Tubarão, se classificaram para a competição por meio de campeonatos estaduais e outros critérios.
Em 2026, a Copa do Brasil terá mudanças no formato, com o número de clubes participantes saltando de 92 para 126, com novas fases no torneio.
Da primeira até a quarta fase, os classificados serão definidos em jogos únicos. A partir da quinta fase, quando ingressam os 20 clubes da Série A do Brasileirão, até as semifinais, os duelos acontecerão em jogos de ida e volta.
De forma inédita, em 2026 o campeão será conhecido em um jogo único, previsto para o dia 6 de dezembro. Além da vaga direta na fase de grupos da Libertadores para o vencedor do torneio, o vice-campeão da Copa do Brasil garantirá vaga na fase preliminar da competição continental, outra novidade nesta edição.
Está será a primeira vez que o LEC enfrenta um clube alagoano na Copa do Brasil. Em 15 participações, o Tubarão acumulou 42 jogos, desde a primeira participação no ano de 1993 até a edição de 2023, última que participou.
Na última campanha o Tubarão foi eliminado ainda na primeira fase, diante da equipe do Nova Mutum, do Mato Grosso. A equipe alviceleste não conseguiu avançar na primeira fase do torneio nas últimas três participações, em 2023, 2022 e 2020.
O ano de 1993 marcou uma estreia surpreendente na Copa do Brasil e a melhor campanha na competição. Naquele ano, quando conquistou o tricampeonato paranaense, o Tubarão eliminou o Internacional, que era o atual campeão, nas oitavas de final, e encartou o Flamengo, campeão Brasileiro, nas quartas de final, mas acabou eliminado por um placar agregado de 2 a 1 diante dos rubro-negros.
No histórico na competição, o Alviceleste venceu 16 partidas, empatou 8 vezes e sofreu revés em 18 oportunidades. O Londrina balançou as redes adversárias em 53 oportunidades e sofreu 57 gols, terminando 12 jogos sem ser vazado.