QUINTA, 28/07/2022, 18:49

Londrina fecha junho com quase 800 novos postos de trabalho criados

No balanço do primeiro semestre, segundo levantamento da UTFPR, a cidade registrou saldo positivo de quase 3.400 empregos.

Das cinco cidades da Região Metropolitana avaliadas pelo Núcleo de Pesquisas Econômicas Aplicadas da UTFPR, somente Ibiporã perdeu empregos com carteira assinada em junho. No total, se considerados todos os municípios, o saldo foi positivo pela sexta vez seguida, com a criação de 878 postos. Destaque para Londrina que gerou 769 vagas no mês. Com isso, a cidade registrou uma alta de 0,5% no estoque de empregos em relação a maio.

Ainda falando dos cinco municípios da Região Metropolitana, o setor que mais criou postos foi o de Serviços, 710, seguido da Industria com 115. Já o destaque negativo ficou com a Agropecuária, que perdeu 64 vagas e que já tinha registrado saldo negativo de 73 empregos no mês anterior. As cinco cidades analisadas pelo Núcleo de Pesquisas Econômicas Aplicadas representam 82% da população e mais de 86% do PIB da Região Metropolitana.

O secretário do Trabalho, Emprego e Renda de Londrina, Gustavo Santos, comemorou os números e a recuperação do setor de Serviços da cidade no semestre, justamente o que mais perdeu vagas durante a pandemia.

O secretário do Trabalho destacou o programa Empregatech, lançado essa semana pelo Município e que vai oferecer cursos gratuitos para jovens de 17 a 25 anos e os investimentos em qualificação profissional feitos pela Prefeitura.

O Paraná teve o quarto melhor saldo absoluto do país na geração de empregos com carteira assinada, com pouco mais de 13 mil novos postos em junho. Ainda de acordo com o Caged, as 27 unidades da federação apresentaram resultado positivo no mês.

No total, o país criou quase 278 mil novos postos. E no acumulado do ano, o saldo passou de 1.300.000 empregos.

Comentários