QUARTA, 29/07/2020, 11:33

Londrina fecha junho com saldo negativo de 409 postos de trabalho

Ela foi a única cidade da região metropolitana que demitiu mais do que contratou

Segundo dados do Cadastro de Empregados e Desempregados (Caged), Londrina fechou junho com menos 409 postos de trabalho. O número, apesar de negativo, mostra uma reação. Isso porque em maio, o saldo foi de menos 1789 empregos e em abril, que foi o pior mês, foi de menos 3823. Em julho, a cidade contratou 3517 pessoas e demitiu 3926 trabalhadores. O economista Marcos Rambalducci destaca que essa reação já era esperada e revela uma melhora que está por vir.

Apesar de serem os setores que mais demitiram, houve uma reação no comércio e nos serviços, como destaca o economista.

Os dados das demais cidades da Região Metropolitana de Londrina (RML) são bem mais positivos. O destaque, inclusive, fica com Arapongas, que fechou junho com saldo positivo de 593 postos de trabalho. O setor que ajudou a alavancar esse número foi a indústria. Cambé também terminou o mês passado no positivo, com 185 vagas, Ibiporã com seis e Rolândia com 103.

O economista comenta que a flexibilização no funcionamento dos setores produtivos vai ajudar na recuperação econômica das empresas e com ela, o aumento das contratações de funcionários nos próximos meses.

Por Claudia Lima

Comentários