Londrina inicia instalação de 150 câmeras integradas ao sistema de segurança estadual
A primeira fase de expansão do sistema prevê o compartilhamento de dados entre a Polícia Militar, a Polícia Civil e a Guarda Municipal
A prefeitura de Londrina está ampliando o sistema de videomonitoramento da cidade em parceria com o governo do estado, por meio do Projeto Olho Vivo. A iniciativa prevê a instalação de câmeras com tecnologia de inteligência artificial, capazes de fazer leitura de placas de veículos e reconhecimento facial, integradas ao conceito de cidades inteligentes.
De acordo com o presidente da Londrina Iluminação, Renan Salvador, serão 68 pontos de instalação, com um total de 150 câmeras. Os locais foram definidos de forma estratégica por órgãos do estado e do município, incluindo a secretaria de estado da segurança pública. Os equipamentos serão instalados em vias públicas e em locais de grande circulação de pessoas, como Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
As informações geradas pelo sistema de videomonitoramento serão compartilhadas entre os órgãos envolvidos no projeto e também com as forças de segurança, como a Polícia Militar, Polícia Civil e a Guarda Municipal.
A primeira fase do programa deve ser concluída nas próximas semanas. Já na segunda etapa, Londrina receberá recursos do governo do estado para ampliar ainda mais os pontos de monitoramento, com foco em segurança e zeladoria urbana.
Todo o processo de implantação da infraestrutura é acompanhado pela secretaria municipal de governo e pela Londrina Iluminação.
A adesão ao Projeto Olho Vivo integra as ações de cidades inteligentes da gestão do prefeito Tiago Amaral, dentro do programa Londrina On, com atuação preventiva, executiva e de fiscalização em toda a cidade.