SEGUNDA, 14/06/2021, 19:54

Londrina libera vacinação para quase de 30 mil pessoas e renova decretos com medidas restritivas

Aulas presenciais na rede municipal continuam suspensas, assim como proibição de churrascos e comemorações.

A prefeitura de Londrina ampliou novamente a faixa etária da população geral, sem comorbidades, que pode receber o imunizante contra o coronavírus. Na última segunda-feira (14), a Secretaria Municipal de Saúde validou o cadastro de aproximadamente 23 mil pessoas com 50 anos ou mais, que estão aptas a agendar a vacinação.

Outros públicos-alvo também foram contemplados com a liberação de novas idades para receber a primeira dose anti-covid. Mais 1.500 profissionais da Educação Básica, com mais de 18 anos, e 4.842 trabalhadores atuantes no Ensino Superior, com 40 anos ou mais, já podem acessar o portal da prefeitura para marcar a aplicação.

Ao todo, a nova etapa de vacinação atingiu 29.342 londrinenses, até agora. Quem faz parte dos grupos atendidos e ainda não se registrou deve acessar a plataforma do município e completar o cadastro, para que equipes da Secretaria de Saúde possam validar os dados.

No momento da aplicação é necessário apresentar um documento de identificação com foto e comprovantes de residência e do agendamento. Cinco pontos de vacinação estão disponíveis para os públicos validados.

As Unidades Básicas de Saúde do Jardim do Sol, Eldorado, Ouro Branco e Alvorada atendem de segunda-feira a sábado, das 7h30 às 19h30. A exceção é o Centro de Imunização da Zona Norte, que tem horário ampliado e funciona das 8h às 23h.

De acordo com a última atualização do vacinômetro municipal, foram aplicadas 166.525 primeiras doses anti-covid em Londrina e 86.187 pessoas já receberam a segunda aplicação do imunizante.

Nesta segunda-feira, a prefeitura de Londrina também prorrogou por mais 15 dias a suspensão das aulas presenciais nas unidades da rede municipal de ensino. No entanto, o novo decreto também define alterações no atendimento individualizado aos alunos, com ampliação na quantidade de estudantes em sala, para seis por vez.

Com isso, a prefeitura espera poder acompanhar semanalmente o desempenho dos 40 mil estudantes matriculados. Além disso, a carga horária das atividades presenciais também aumentou para três horas seguidas. Até então, os encontros eram de uma hora e meia.

Outra ação mantida pelo município foi a proibição de churrascos, festas e comemorações em espaços comuns de condomínios, prédios e clubes, independentemente do número de participantes. Encontros familiares continuam permitidos com o limite de dez pessoas.

A medida, que vale até o dia 27 de junho, busca evitar aglomerações em um momento de agravamento da pandemia na cidade. Quem for flagrado descumprindo a norma pode ser multado em R$ 10 mil. Em caso de reincidência, o valor é dobrado.

Comentários