QUINTA, 03/10/2019, 18:39

Londrina mantém 3.232 casos de dengue

329 municípios do Paraná estão com infestação do mosquito transmissor da doença.

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou o boletim semanal atualizado com a situação da dengue em Londrina.

Não foram registrados novos casos desde a última semana, o que mantém o número de 3.232 pessoas infectadas pela dengue ao longo do ano.

Foram registrados 100 novos casos suspeitos desde a semana passada, esses estão em análise laboratorial. No total 540 casos estão em análise.  

De acordo com diretora de vigilância em saúde, Sonia Fernandes, nesse período a tendência é reduzir o número de casos, mas a situação não é de tranquilidade, pelo contrário, a totalidade de casos ainda preocupa.

As ações de combate ao mosquito transmissor da doença são mantidas pela Secretaria de Saúde. Na semana que vem inicia o novo Levantamento Rápido de Infestação do Aedes Aegypti – LIRAa, é o segundo do ano.

A Secretaria Estadual de Saúde intensifica o alerta sobre as medidas preventivas para se evitar a dengue devido à mudança da estação, com dias quentes e a previsão de que seja um período chuvoso. No Paraná 329 municípios são considerados infestados.

O levantamento feito nos municípios, no período de 01 de julho a 15 de setembro, mostra que 73% dos criadouros são encontrados em imóveis domiciliares e comerciais e ainda são passíveis de remoção, como vasos de plantas com pratinhos que acumulam água, recipientes de degelo em geladeiras, bebedouros, pequenas fontes ornamentais, materiais que ficam armazenados a céu aberto em depósitos de construção, pneus e sucatas.

O boletim também registra que 10 municípios estão em situação de alerta para a dengue, na semana passada eram 8. Os municípios nesta situação são: Lindoeste, Douradina, Jesuítas, Indianópolis, Santa Isabel do Ivaí, São Carlos do Ivaí, Floraí, Flórida, Florestópolis e Uraí.

Para denuncias de focos do mosquito da dengue a população pode ligar para a Guarda Municipal no 153 ou no 0800 400 1893.

Comentários