QUARTA, 27/12/2017, 18:55

Londrina perde 70 postos de trabalho em Novembro depois de um mês de Outubro positivo

Economista diz que oscilação no mercado de trabalho é natural em momentos de recuperação econômica. Destaque na Região Metropolitana ficou para Rolândia, que criou mil novas vagas.

No total, 5.095 pessoas foram contratadas em novembro, mas o número de demissões foi de 5.165, o que resultou em uma perda de 70 postos de trabalho em Londrina no mês e uma variação negativa de 0,05% em relação a outubro.

O setor que registrou a maior queda na oferta de vagas aqui na cidade foi o de serviços. Os dados revelam uma situação bem pior em relação a outubro, quando a cidade teve um saldo positivo de 378 vagas.

Para o economista e consultor Marcos Rambalducci, esse sobe e desce do mercado de trabalho de um mês para o outro faz parte do processo de recuperação da economia. O saldo só não foi pior em novembro, segundo Rambalducci, porque o comércio ajudou a equilibrar a perda de vagas do setor de serviços.

De acordo com Marcos Rambalducci, outro destaque negativo no mês de novembro ficou para a indústria da cidade, que teve um ano de números positivos, mas em novembro perdeu 40 postos.

No acumulado do ano, Londrina registrou 62.525 contratações e 63.006 demissões. Com esses números, o resultado de 2017, até agora, é de um saldo negativo de 481 postos. Para Rambalducci, apesar da perda de vagas, o ano foi positivo quando comparado a 2016.

O destaque na Região Metropolitana de Londrina ficou para Rolândia, que criou mil novas vagas de trabalho e teve a indústria como grande motor da economia local.

Outro destaque na Região Metropolitana, de acordo com Marcos Rambalducci, foi Arapongas. Segundo o economista, a cidade teve 844 postos de trabalho criados no acumulado do ano.

Comentários