Londrina pode receber seleções da Copa do Mundo Feminina em 2027
Com 2 estádios e infraestrutura compatível, a cidade é candidata a ser uma das bases de treinamentos da competição
Londrina é uma das cidades brasileiras candidatas a serem base de treinamentos de seleções para a Copa do Mundo Feminina da Fifa, que será disputada no Brasil entre junho e julho de 2027.
Uma inspeção inicial de dois representantes Fifa já foi realizada no município no último dia 8, com visitas a estruturas como o estádio Vitorino Gonçalves Dias e o Estádio do Café, os dois principais equipamentos esportivos do futebol na cidade.
Segundo o presidente da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Felipe Prochet, o município tem estrutura compatível para ser sede de treinamentos da Copa do Mundo. Além das estruturas esportivas, são avaliados pela Fifa quesitos como rede hoteleira compatível com a demanda, e o aeroporto para logística das seleções.
De acordo com Prochet, o VGD tem uma estrutura mais adequada para os critérios da Fifa, pelos investimentos que foram realizados pela diretoria do Londrina Esporte Clube recentemente, que incluíram academia, refeitórios e outras estruturas.
Já o Estádio do Café demandaria mais investimentos, que podem vir em partes do próprio clube, já que existe um termo acordado com a prefeitura para compensar uma dívida antiga. Segundo Prochet, os dois estádios precisariam de adequações especialmente nos gramados para atenderem aos requisitos da Fifa.
Nos bastidores, as seleções do Japão e da Inglaterra já foram citadas como possíveis candidatas a utilizarem Londrina como centro de treinamentos para a Copa do Mundo Feminina.
A definição dependerá do sorteio de grupos, já que a cidade serviria de sede para seleções que disputarão a primeira fase no eixo das sedes de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre.
Segundo Felipe Prochet, a definição deve ocorrer até 6 meses antes do início da Copa do Mundo, portanto, no início de 2027.
Em 2027, 8 cidades brasileiras receberão os jogos da Copa do Mundo Feminina. A competição terá 32 seleções e será disputada entre 24 de junho e 25 de julho. A seleção brasileira está classificada por ser país sede, e o Maracanã, no Rio de Janeiro, receberá a partida de abertura e também a final da competição.