SEXTA, 10/01/2020, 14:26

Londrina prepara mobilização pela retomada de projeto para construção do Hospital da Zona Oeste

Movimentação é resposta às declarações do governador Ratinho Junior, que já disse que o Estado não tem dinheiro para construir a unidade este ano.

O deputado estadual Tercílio Turini garantiu em entrevista à CBN que ainda não desistiu da ideia de tentar convencer o atual governo sobre a importância da construção do Hospital da Zona Oeste em Londrina. A unidade foi prometida há dois anos pela administração do então governador Beto Richa, mas, de lá para cá, encontrou uma série de contratempos pelo caminho. O principal empecilho até chegou a ser resolvido no ano passado, com a doação de um terreno pela PUC para o poder público, mas ainda faltam recursos para a elaboração dos projetos necessários às obras.

A Secretaria Estadual de Saúde chegou a cogitar investir no hospital, mas os planos acabaram sendo descartados nos últimos meses. A confirmação de que não há dinheiro reservado para os projetos foi feita pelo governador Ratinho Junior durante visita à região em dezembro. Ele disse que, em vez de construir o novo hospital, o Estado prefere melhorar o atendimento e a estrutura de unidades já existentes.

Tercílio Turini lembra que o Estado chegou a reservar cerca de R$ 25 milhões para as obras do Hospital da Zona Oeste, e que, agora, após a negativa de Ratinho, vai trabalhar para fazer com que esses recursos voltem ao orçamento do governo no ano que vem. Pelo projeto inicial, a unidade seria regional e teria 150 leitos, sendo 30 de UTI.

Comentários