Londrina reduz mortes e casos de dengue em 2025
Município registra queda histórica nos óbitos, confirmações e índices de infestação do mosquito
Londrina fechou 2025 com queda expressiva nos números da dengue. De acordo com balanço divulgado pela secretaria municipal de saúde, o município registrou redução de 83% nas mortes pela doença. Foram nove óbitos em 2025, contra 52 no ano anterior. O último registro de morte ocorreu em maio de 2025.
Cláudia Monteiro, da diretoria de vigilância em saúde de Londrina, atribui os resultados a um conjunto de ações integradas, como o fortalecimento do atendimento nas unidades de saúde, intensificação das vistorias em imóveis, mutirões comunitários e campanhas educativas.
O número de casos confirmados também despencou: 5.078 em 2025, uma redução de 87,9% em comparação com 2024. As notificações caíram 59,8%, e a taxa de confirmação também apresentou forte redução, com 41,8%.
Outro dado positivo é o índice de risco entomológico, que ficou em 2,2%, o menor dos últimos anos, segundo o levantamento do LIRAa.
Somente em 2025, cerca de 200 mil imóveis foram visitados e 22 mutirões envolveram a população no combate ao mosquito. Em 2026, as ações já foram iniciadas no bairro Monte Carlo, em razão do aumento na incidência de casos identificados nas análises recentes.
Segundo a vigilância ambiental, a redução não é resultado de um único fator, mas da soma de políticas públicas, estratégias de controle do Aedes aegypti e maior participação da população, garantindo estabilidade no controle da dengue mesmo nos períodos de calor e chuva.