TERCA, 28/05/2019, 19:45

Londrina registra 5,3% de infestação do mosquito transmissor da dengue no segundo Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti do ano

70% dos focos foram encontrados em residências nos vasos com plantas, bebedouros de pets e acúmulo de lixo nos quintais.

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou os dados do segundo Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti – LIRAa do ano.

O índice de infestação dessa vez ficou em 5,3%, abaixo do que o primeiro divulgado em janeiro com 7,9%, mas mesmo com a queda na infestação a situação é grave na cidade para o setor de vigilância em saúde do município, é o que explica a diretora da área, Sônia Fernandes.

A Organização Mundial da Saúde – OMS preconiza que índice seja abaixo de 1%, nesse caso,  Londrina está em situação de risco para epidemia.

Londrina tem mais de 4,4 mil casos em investigação.

Ainda de acordo com Sônia Fernandes, 70% dos focos do mosquito transmissor da dengue estão nas residências nos vasos com plantas, bebedouros de pets e acúmulo de lixo nos quintais.

Para a diretora de vigilância em saúde do município, não tem uma região hoje que apresente uma preocupação maior, a situação da cidade é preocupante, até mesmo porque todas as regiões estão com índices de infestação entre 4,8% e 5,79%, uma média de 5% de infestação.

Londrina lidera o número de mortes por dengue no estado com 6 mortes pela doença.

A Secretaria de Saúde, em parceria com outros órgãos, vai intensificar a limpeza de áreas públicas e ações para incentivar a população a tirar resíduos e lixos dos quintais.

Em caso de focos do mosquito da dengue a população deve denunciar pelo 0800 400 1893.

Comentários