Londrina registra saldo positivo de 170 vagas em abril, segundo números do Caged
Apesar disso, resultado está abaixo do registrado em meses anteriores. No acumulado do ano, cerca de 1.600 empregos foram criados
Londrina fechou o mês de abril com 170 novas vagas de trabalho. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta segunda-feira (6), pelo Ministério do Trabalho. Durante o período, foram 7.641 contratações e 7.471 desligamentos.
O resultado ficou abaixo do registrado em março, quando a cidade teve um saldo positivo de 218 empregos. Em fevereiro, foram 848. Já no mês de janeiro, foram 658 vagas.
Para o economista Marcos Rambalducci, o resultado de abril aponta para um cenário favorável, apesar da queda do índice, em comparação aos meses anteriores. Ele destaca o desempenho do setor da Indústria, com saldo positivo de 148 empregos, o que, na avaliação do professor universitário, pode contribuir para a geração de novas vagas para os demais segmentos
Além da Indústria, também apresentaram resultados positivos os setores do Comércio, com 124 postos de trabalho, da Construção, com seis e da Agropecuária, com um novo emprego. Por outro lado, o ramo de Serviços registrou um saldo negativo, com uma redução de 109 vagas.
Rambalducci avalia que o resultado deste segmento está relacionado a um movimento de ajustes, neste grupo de atividade econômica. No entanto, a expectativa é por uma recuperação, ao longo dos próximos meses, puxada principalmente pelos números da Indústria.
Segundo o economista, as perspectivas são otimistas. Ele explica que os resultados dos setores da Construção Civil e da Indústria acabam influenciando positivamente outros ramos e áreas de trabalho.
Até o mês de abril, de acordo com os dados atualizados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), foram criados 1.668 postos de trabalho, em Londrina.