TERCA, 18/05/2021, 18:44

Londrina registra uma a cada três mortes por dengue no estado

Novo relatório estadual confirmou mais dois óbitos no município, que tem maior taxa de falecimentos causados pela doença no Paraná.

O boletim semanal divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou 1.836 novos casos da dengue no estado. Aproximadamente 500 confirmações a mais, em comparação ao levantamento anterior. Desde o início do atual período epidemiológico, que vai de agosto de 2020 a junho deste ano, o Paraná soma 16.679 positivações e 22 mortes.

O relatório aponta ainda que 267 municípios já apresentaram confirmações da dengue e 358 cidades paranaenses têm notificações da doença, totalizando mais de 72 mil. Cerca de 14 mil casos foram registrados nas cidades em que residem os pacientes. Outras 13.385 ocorrências estão em investigação.

O informe traz duas novas mortes em Londrina, registradas entre o mês de abril e maio. Um homem de 91 anos e uma mulher de 79 anos. Ambos sem comorbidades. De acordo com o balanço da Sesa, a cidade tem a maior taxa de óbitos por conta da dengue no estado. Até agora foram 8 vidas perdidas ao longo deste período epidemiológico.

A 17ª Regional de Saúde, que atende ao município e outras 21 cidades da região, soma 12 mortes. Mais da metade dos registros do Paraná desde agosto do ano passado.

Beto Preto, secretário estadual de Saúde, destaca a importância das ações de prevenção ao aedes aegypti, que transmite a dengue. Em especial, a eliminação de criadouro do mosquito, que se reproduz na água parada que se acumula em pneus e garrafas pet, por exemplo. Diante da pandemia da Covid-19, ele afirma que a população precisa unir esforços para conter o avanço da dengue no estado.

A população também pode auxiliar no combate à doença, descartando corretamente materiais de construção e demais itens, além de fazer a manutenção adequada de vasos de plantas, calhas e caixas d’água.

De acordo com o último boletim municipal da dengue, mais de 10 mil notificações e aproximadamente 2.600 casos confirmados foram registrados em Londrina.

 

COM INFORMAÇÕES DA AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS,

Comentários