TERCA, 23/04/2019, 11:18

Londrina registrou 2458 acidentes de trabalho

A maioria aconteceu em atividades de atendimento hospitalar

Abril é o mês da campanha de conscientização sobre a importância da segurança e da saúde do trabalhador brasileiro. Segundo dados do Ministério do Trabalho de Londrina, em 2018 foram registrados 2458 acidentes, sendo 41 por conta de doenças no trabalho, 608 no trajeto para o serviço e 1809 ocorrências variadas. Nove pessoas morreram. Em 2017, foram 2383 acidentes e oito mortes. O chefe de inspeção, Daniel Fragoso Galdino da Silva reconhece que os números são altos.

Dados mostram também que a maioria dos acidentes acontece em ambiente hospitalar. Só no ano passado, foram 492 casos relativos a atividades em atendimento em hospitais. Seguido do comércio varejista e supermercados, que fizeram 170 vitimas. Em terceiro lugar vem os restaurantes, com 92 ocorrências.

Ele destaca ainda que esses números, apesar de altos, ainda não são fidedignos. Mesmo sendo obrigatório o Comunicado de Acidente de Trabalho, o CAT, nem todas as empresas o fazem. Sendo assim, muitas ocorrências são subnotificadas. Ou seja, não entram nas estatísticas, como destaca Silva.

Em Londrina, no topo da lista ficam mesmo os técnicos em enfermagem, com 251 acidentes em 2018; os alimentadores de linha de produção, com 125 registros; faxineiros, com 119 ocorrências e açougueiros, com 80. Os serventes de obras, por exemplo, ocupam a 20ª posição, com 30 acidentes notificados no ano passado na cidade.

Mesmo assim, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA) criou um comitê de estudos temáticos de segurança do Trabalho. A intenção é implantar um programa de incentivo a adoção de práticas legais e recomendadas de Engenharia na Segurança do Trabalho. Prevenir é o segredo para diminuir as ocorrências, como destaca a Elizandra Gonçalves Taques Sartori, coordenadora do Colégio de Entidades de Classe, regional Londrina.

A maior parte dos acidentes é por impacto da pessoa contra um objeto em movimento. Em 2018, foram 194 ocorrências desse tipo. Contato com pessoas doentes ou material infeccioso fica em 2º lugar, com 286 ocorrências. Na terceira posição vêm os casos cuja causa não foi informada, que contabilizam 271.

Por Claudia Lima

Comentários