Londrina sedia encontro contra intolerância religiosa
Organizadores farão abraço pela paz na Concha Acústica.
Está programado para este sábado, das 8h às 10h, um ato no centro de Londrina contra a intolerância religiosa e em prol da paz. Em caso de chuva, o evento será transferido para a Biblioteca Pública Municipal. O encontro é organizado pelo Conselho Municipal de Cultura de Paz e outras entidades da sociedade civil.
De acordo com o secretário do Compaz, Charleston Luiz da Silva, a manifestação já acontece há três anos. Em 2018, ganhou ainda mais força depois do vandalismo praticado por um homem na Catedral Metropolitana no início de janeiro. Ele invadiu a igreja e quebrou a imagem do Sagrado Coração de Jesus, que é o Padroeiro da cidade.
Na delegacia, foi arbitrada uma fiança de R$ 21 mil pelo estrago causado, mas o valor não foi pago e o homem permaneceu preso. Um dia depois, passou pela audiência de custódia e foi solto pela Justiça. Para Silva, o caso é um exemplo claro da falta de respeito às religiões. Ele lembrou outras situações semelhantes em Londrina, como o assassinato em agosto de 2013 de Yá Mukumby, líder do movimento negro.
Segundo o representante do Compaz, a cidade não possui caráter de intolerância religiosa.
O grupo inter-religioso, responsável pelo ato de paz na Concha Acústica neste final de semana, se reúne de dois em dois meses na Associação Médica. O evento é gratuito.