QUARTA, 16/06/2021, 17:41

Londrina tem mais uma morte por dengue e chega a nove registros no ciclo epidemiológico

Segundo óbito do estado divulgado em último informe da Sesa ocorreu em Marialva, também aqui na região Norte.

A Secretaria Estadual de Saúde confirmou em seu último Informe da Dengue, divulgado nesta terça-feira, um total acumulado de pouco mais de 23 mil casos da doença, no período epidemiológico que começou em agosto do ano passado. Foram registrados 1.182 novos casos em apenas uma semana em todo o estado. O Informe da Sesa trouxe ainda mais dois óbitos pela dengue e com isso o Paraná totaliza 28 mortes desde agosto do ano passado.

Os dois registros da semana ocorreram aqui no norte do estado. Um deles de um homem de 73 anos, morador de Marialva e que era portador de diabetes. O outro óbito foi aqui em Londrina. Uma mulher de 46 anos, também portadora de hipertensão arterial e diabetes, que não resistiu às complicações da doença. E tem sido assim nos últimos boletins. Um óbito por semana. Agora, a cidade soma nove mortes pela dengue no ciclo epidemiológico, praticamente um terço do total do estado, e quase 5.400 casos da doença. Fizemos contato com a Secretaria de Saúde de Londrina, para saber o que está sendo feito para tentar reduzir o número de casos na cidade, mas até a conclusão da reportagem não tivemos retorno.

Nos 21 municípios da 17ª Regional de Saúde foram 13 óbitos desde agosto passado, quase metade das 28 mortes registradas no estado. De acordo com o último Informe da Sesa, 281 municípios das 22 Regionais, ou mais de 70% das 399 cidades do estado, apresentam casos confirmados de dengue. O Paraná tem ainda 84.500 notificações da doença.

Em Londrina, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou na semana passada os trabalhos de campo do 3º Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti de 2021. A previsão é inspecionar cerca de 10 mil imóveis até o fim de semana. No total, 48 equipes da pasta são responsáveis pelas visitas, que incluem residências, comércios e terrenos baldios.

O primeiro LIRAa deste ano teve as atividades suspensas por conta da pandemia, depois de uma recomendação do Ministério da Saúde. No caso do segundo levantamento, foi feita apenas uma amostragem. O índice satisfatório de infestação pelo mosquito, preconizado pelo Ministério da Saúde, é abaixo de 1%. As denuncias relacionadas a focos do mosquito podem ser feitas para o Disque-Dengue no número 0800-400-1893.

Comentários