Londrina tem pelo menos seis denúncias por dia relacionadas a maus-tratos contra animais
No Paraná, número de casos disparou 111% nos cinco primeiros meses deste ano. Acusados podem ser multados e até presos.
Casos de maus-tratos contra animais têm se tornado cada vez mais recorrentes em Londrina e no restante do estado. No ano passado, a Secretaria Municipal do Ambiente recebeu cerca de 2.300 denúncias dando conta de situações diversas, uma média de pelo menos seis todos os dias. Os números do primeiro semestre deste ano ainda não foram computados, mas também seriam expressivos. Na noite de segunda-feira (5), por exemplo, um cachorro foi resgatado por policiais militares ambientais após ser usado pelo dono na caça de javalis na região de Londrina. O animal, com diversos ferimentos, foi encaminhado para o Hospital Veterinário da UEL e, posteriormente, seria levado para um abrigo. A situação é uma de inúmeras registradas diariamente. Somente nos cinco primeiros meses deste ano, 292 animais, entre cachorros e gatos, foram resgatados em todo o estado. O número disparou 111% na comparação com o registrado no mesmo período de 2020. As informações são do delegado Matheus Laiola, de Curitiba, que está por trás da única delegacia especializada na investigação de crimes cometidos contra animais de todo o estado.
O trabalho se torna ainda mais complicado se levarmos em conta o quanto são brandas as penas impostas contra os agressores. A legislação federal, que trata do tema, até foi endurecida no último ano. Agora, o acusado de maus-tratos pode pegar até 5 anos de cadeia, sendo que, anteriormente, a pena ia de três meses a um ano de detenção. Apesar disso, conforme os protetores, ainda há muito no que avançar. Para a advogada Bruna Reche, que trabalha diretamente no resgate de animais maltratados e abandonados em Londrina, a mudança precisa partir das próprias delegacias de polícia, que, conforme ela, ainda demonstram resistência para investigar as denúncias.
Ela também ensinou como o londrinense deve proceder para denunciar. Além de poder procurar a polícia de forma direta, conforme a advogado, é possível repassar o caso à Secretaria Municipal do Ambiente, que tem uma diretoria específica à disposição para a checagem dos casos e, se necessário, o resgate dos animais maltratados.
O telefone da diretoria de Bem-Estar Animal da Sema, para denúncias e mais informações, é o 3372-4765. O órgão também tem um WhatsApp para o recebimento de fotos e vídeos. O número é o 99994-8677.